Serviços


o que oferecemos

Construtora e Incorporadora.

Residencial, Comercial, Predial, Pavimentação, Quadra Poliesportiva, Cisterna e Piscina.

Construção, Execução e Regularização.

Bloco, Pedra e Concreto Armado.

Residencial e Comercial.

Residencial, Comercial e Predial.

Gesso Acartonado(Drywall), Gesso Convencional e Forro Mineral.

Residencial, Comercial e Predial.

Residencial, Comercial e Predial.


MATERIAIS DE APLICAÇÃO

Hidrofugantes

Repelem a água, podendo ter sua aplicação diretamente sobre as superfícies minerais. Indicados para tijolo e concreto aparentes, cerâmica porosa, fachadas de pedra e telha cerâmica.

Argamassa Polimérica

Bicomponente, pré-dosado, composto por cimento, aditivos, agregados e polímero que, juntos, formam um revestimento impermeável. Indicada para piscinas, poço de elevadores, rodapés, áreas frias (banheiros, cozinhas, áreas de serviço), subsolos, reservatórios e caixas d'água.

Emulsão Acrílica

De base acrílica com elastômero, formando uma membrana líquida, é aplicada a frio e moldada no local. Indicada para superfícies expostas, como lajes, marquises, coberturas e paredes sujeitas à ação da chuva.

Manta Asfáltica

Pré-fabricada e composta por asfalto modificado com polímeros e armada com estruturante. Indicada para lajes transitáveis (planas ou inclinadas), jardineiras, floreiras, piscinas, áreas frias, reservatórios e caixas d'água.

Emulsão Asfáltica

Monocomponente e aplicada a frio como pintura em demãos, requerendo proteção mecânica. Indicada para lajes, terraços e áreas frias.

Calafetador

Usado para preencher juntas (internas ou externas e horizontais ou verticais). Indicado para vedação em caixilhos e vedações em geral.

Hidrorepelente

Com a função de repelir a água, não forma filme ou altera a aparência do substrato. Indicado para superfícies minerais, como tijolos e concreto aparentes, cerâmica porosa, fachadas de pedras e telha cerâmica.

LOCAIS DE APLICAÇÃO

Telhados e coberturas;
Terraços e áreas descobertas;
Calhas de escoamento de águas pluviais;
Caixas d’água, cisterna e piscinas;
Pisos molhados, tais como banheiros, cozinhas e áreas de serviço;
Paredes;
Esquadrias e peitorais de janelas;
Soleiras de portas.

Laudo Técnico e Parecer.

Residencial, Comercial e Predial.

Áreas: Fachada, Pastilha, Vidro e Telhado.

Sua manutenção esta em dia?

 

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO

Primeiramente o significado de Manutenção Predial:

Ação ou efeito de manter, de sustentar e conservar. Conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários. 

A manutenção é a garantia da boa conservação da edificação, preserva o bem comum valorizando e minimizando custos maiores no futuro. A manutenção planejada proporciona a segurança, funcionalidade, estética, conforto ambiental e principalmente a economia para o proprietário. 

É rotineira a utilização da edificação no limite de seus sistemas construtivos levando-o a exaustão e causando muitas vezes acidentes graves, infelizmente na maioria dos casos pouco se faz em relação às ações preventivas sobrando como única opção as ações corretivas, que são bem mais caras.

A manutenção preventiva ou preditiva é a melhor opção para a diminuição de gastos com manutenção em geral, para garantir esta prevenção, se faz necessário a periodicidade da mesma em todo o sistema construtivo.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva evita danos futuros à instalação, custa mais caro consertar do que manter. É a melhor ação da manutenção conhecida e a mais indicada, prevê com antecedência possíveis problemas e de forma organizada Além dos aspectos de qualidade e uso do condomínio, existe também o aspecto financeiro que é bastante relevante, a relação prevista é de 5(cinco) vezes mais barata se comparada com a manutenção corretiva.

Porque a manutenção deve ser feita?

Para garantir constantemente o funcionamento de todo o sistema construtivo com qualidade e principalmente sustentabilidade gerando economia ao proprietário e exploração da natureza com responsabilidade. A ausência da manutenção adequada em edificações é responsável por anomalias das mais variadas, que por sua vez são causadoras de danos materiais e em alguns casos, pessoais.

Qual a importância de se fazer manutenção preventiva?

É de extrema importância, pois a manutenção preventiva garante a integridade dos sistemas construtivos com eficácia.

Quais as consequências por não realizar a manutenção preventiva?

Além de muito transtorno previsto. Sem esta ação preventiva, trabalharemos somente com as ações corretivas o que eleva o custo com manutenção, também problemas funcionais, estético, conforto ambiental e principalmente na contramão da sustentabilidade.

 

A Manutenção preventiva ou preditiva é uma atividade de importância estratégica nos condomínios pois ela deve garantir a disponibilidade de todo sistema construtivo com confiabilidade, segurança e custos adequados.

 

Não restam dúvidas de que a prática da manutenção preventiva em edificações é algo bom para todas as partes envolvidas. Essa prática precisa ser, no entanto, divulgada com mais entusiasmo para que possa se tornar uma atitude natural por parte dos proprietários de imóveis.

 

Planeje a manutenção

Check-list para ajudar síndicos, administradores e zeladores a organizar a manutenção preventiva do condomínio. Não se trata de um guia completo, mas de alguns dos mais importantes itens do condomínio. Deixar tudo registrado e documentado é a melhor maneira de garantir que o próximo síndico saiba o que foi feito e falta fazer. Crie um manual de manutenção do condomínio. Não se esqueça de colocar um livro de controle e ocorrências na portaria.

 

Check-list de manutenção do prédio

SISTEMA ELÉTRICO

  • A cada 6 meses, checar se o sistema de aterramento sofreu corrosão e se a chegada do fio terra nos apartamentos está em boas condições.

    Verificar se há aquecimento nos fios ou mau contato, que causam fuga de energia. O quadro de força deve ser mantido lacrado. Verificar se o prédio está bem dimensionado ou se há sobrecarga elétrica.

          Luz de emergência – É importante testar a iluminação todo mês para saber se ela está funcionando adequadamente ou não. Se não estiver, devemos substituir a luminária ou avaliar a possibilidade de concerto do equipamento.

GÁS

  • Mudança brusca no valor da conta é sinal de vazamento. A cada ano um técnico habilitado deve verificar todo o sistema. É importante conscientizar os moradores a verificar as contas e o aparecimento de cheiro estranho.

ELEVADORES

  • É obrigatório ter uma empresa responsável pelos elevadores, que costuma fazer um contrato mensal de manutenção. Verificar se a empresa é cadastrada no Contru. Ela deve emitir anualmente o RIA - Relatório de Inspeção Anual dos elevadores, com Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável.

BOMBAS

  • O ideal é manter um contrato de manutenção com empresa idônea, que garanta pronto-atendimento. O zelador deve estar atento a qualquer ruído anormal no funcionamento da bomba, e solicitar visita da empresa antes da quebra.

CAIXA D'ÁGUA

  • A limpeza anual é obrigatória, mas o ideal é limpar a cada seis meses. Usar o faxineiro do prédio para esse tipo de serviço parece economia, mas a caixa pode ser danificada por procedimentos inadequados. Além disso, se a sujeira for embora pela tubulação, pode entupir os pontos de água do primeiro andar do prédio.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA COMBATE À INCÊNDIO

  • As escadas devem estar livres de cestos de lixo e com os corrimãos de acordo com a NBR 9077/85. Frequentemente deve ser verificado o fechamento, a regulagem e a existência de selo identificando o fabricante das portas corta-fogo.

    Hidrantes e extintores devem ser revisados e recarregados anualmente.

PORTÕES, INTERFONES, SISTEMAS DE ALARME E CFTV

  • Manter um contrato único de manutenção para todos esses equipamentos (inclusive antena coletiva) garante economia para o condomínio, além de um atendimento mais rápido (deixe claro, em contrato, o prazo de atendimento).

ÁREAS DE LAZER 

  • Os fabricantes de produtos químicos para piscina costumam oferecer treinamentos sobre tratamento da piscina. Se o zelador for o responsável pela limpeza da piscina, mantenha-o informado sobre o assunto, e siga sempre as recomendações dos fabricantes quanto ao armazenamento e manuseio dos produtos.

    A cada três meses, o zelador deve verificar se há farpas, ferrugem ou peças soltas nos brinquedos. Após as férias escolares, é prudente fazer uma manutenção mais minuciosa.

          Mensalmente, verificar os equipamentos dos salões de jogos, festas, ginástica, da quadra e área da churrasqueira.

GARAGENS

  • Verificar se a pintura dos canos segue a NR-26, que diz respeito a sinalização de segurança.

    Não permitir a colocação de pneus junto às paredes e manter as demarcações das vagas pintadas com tinta adequada.

    Garantir iluminação adequada (sensores de presença ajudam na economia de energia).

    Fique atento ao aparecimento de trincas, infiltrações ou vazamentos.

    Para garantir que todos esses itens sejam atendidos, o ideal é uma visita diária do zelador às garagens.

FACHADAS

  • A cada 5 anos recomenda-se a manutenção da fachada. Para qualquer serviço de fachada (pintura, lavação, aplicação de revestimento cerâmico ou restauro), verifique a idoneidade da empresa contratada, veja se a mesma tem registro no CREA-SC. Os funcionários precisam trabalhar com Equipamento de Proteção Individual (EPIs) adequado. Lembre-se que o síndico é corresponsável em caso de acidentes.

    A cada 2 ou 3 anos a ser alvaiado, recomenda-se a lavação da fachada.

TOPO DO PRÉDIO

  • Inclui para-raios (verificar se está de acordo com a NBR 5419/2001), luz-piloto, telhas, impermeabilização, calhas e ralos, lajes, guarda-corpo e escadas, casa das máquinas e barrilete. Pequenos problemas, como ralinhos desencaixados ou calhas obstruídas por folhas, podem trazer sérias consequências.

Fontes: Secovi-SP e Procobre.

 Futura Engenharia e Construção LTDA

 

Estamos preparados para realizar a vistoria e manutenção que seu imóvel precisa, solicite uma visita.

Deck, Pergolado e Telhado.

 

Residencial, Comercial, Predial, Aplicação de Texturas, Massas e Pinturas Especiais.

Arquitetônico, Elétrico, Hidrossanitário, Estrutural, Prevenção e Combate a Incêndios.

Concreto Aparente, Laje, Pilar e Viga.

Residencial, Comercial e Predial.

Ampliação de Edificação, Construção, Demolição e Reforma.

Residencial, Comercial e Predial em Fachada e Hall.

O RETROFIT moderniza e agrega valor ao seu patrimônio.

Serviço de Revestimento: Cerâmica, Porcelanato, Pastilha, Pedra e Paver.

 

Execução, Reforma, Lavação e Pintura.

Fissura e Trinca.

Fissuras apresentam abertura inferior ou igual a 0,6 mm, enquanto as tricas-Expressão coloquial - apresentam abertura superior a 0,6mm. Já a norma NBR 9575, que trata de projeto de impermeabilização, é considerada fissura quando a aberturaé inferior a 0,5 mm e trica entre 0,5 e 10 mm.